11 Factos interessantes sobre grandes ícones

Alguns factos interessantes

Existem alguns mistérios por detrás de grandes pinturas, esculturas e monumentos, que falham à primeira vista. Mas após o estudo historiográfico de tais obras artísticas é possível apontar alguns factos interessantes.




Torre Eiffel
O apartamento misterioso

O artista deste monumento, Gustav Eiffel, fez questão de ter um apartamento para si no topo da torre Eiffel com o objectivo de receber os seus hóspedes.  Este apartamento tem uma cozinha, casa de banho, dois quartos e uma sala de estar. Como uma vista esplêndida sobre a cidade de Paris. Hoje em dia, foi aproveitado como museu onde estão representados em cera Gustav Eiffel e Thomas Edison.

Estatua da Liberdade
A corrente partida

  A estátua da liberdade foi oferecida por França aos Estados Unidos em 28 de Outubro de 1886. Em celebração centenário da Revolução Americana. A estátua simboliza a liberdade, a democracia e a abolição da escravatura. Nela encontram-se correntes partidas que remetem para o fim da colonização, como o desprender, para uma nova era onde a liberdade e a democracia é que comandam.

Mount Rushmore
Quarto Secreto

Numa parte inacabada deste monumento existe um quarto onde estão escondidos documentos e memórias dos vários presidentes, que fazem parte da história dos Estados Unidos da América. Assim servindo como cápsula do tempo, sendo este mais um dos factos interessantes que temos para si.

Disneyland
Matterhorn

 Matterhorn é uma diversão do parque Disneyland nos Estados Unidos da América. É uma montanha russa com muita emoção, imitando o clima montanhoso de forma a provocar mais adrenalina. No topo da montanha existe um pequeno sótão com um cesto de basquetebol, que foi posto num vão de escadas de madeira. Este foi usado para passar o tempo enquanto chovia ou para se prepararem para escaladas.

Torre Pisa
A história da sua criação

Não se sabe ao certo quem deu vida a este monumento emblemático da cidade de Pisa. Mas sabe-se que a Torre Pisa levou 200 anos a ser construída. Acredita-se que poderá ter sido Bonanno Pizano a desenvolver o plano de construção, contudo Diotisalv também pode ter sido.

Rembrandt’s “Danaë”
As suas amantes

Rembrandt, pintor holandês, após a morte da sua mulher Saskia que era representada na maioria das suas pinturas. Rembrandt pintou um quadro que era a representação de Danaë, deusa grega, no qual era a sua esposa que pousava mas mais tarde o pintor mudou a cara da sua esposa para a da sua amante Geertje Dircx.

Inglaterra
A origem do nome Big Ben

Ninguém sabe ao certo como nasceu o nome Big Ben, a grande atracção de Inglaterra. No entanto, especula-se que esteja relacionado com o sino e não com o monumento em si. Segundo uma teoria, não fundamentada, supõe-se que a origem do nome derive de um homem bastante poderoso que construiu e geriu a fundição do sino.

Golden Gate Bridge
Curiosidade sobre a sua cor

Esta ponte situa-se em São Francisco e levou algum tempo para que fosse decidido que cor a ponte teria, inicialmente a marinha dos Estados Unidos propunha que ela fosse listada de preto e amarelo, de forma a ficar visível ao nevoeiro. Mas o arquitecto da ponte Irving Morrow sugeriu para que ela fosse pintada de laranja, assim tanto era visível independentemente das situações meteorológicas, como também tornava a ponte mais atraente aos olhos daqueles que a observavam.

“O grito”
O mistério das cores do céu

Este quadro tão conhecido de Edvard Munch inicialmente tinha o nome de “O grito da natureza”. Devido ao facto de o quadro representar a erupção do vulcão  Krakatoa, em 1883, segundo uma teoria apresentada por um grupo de astrónomos. Visto que o artista escreveu no seu diário “…suddenly the sky became blood-red; I stopped, feeling exhausted, and leaning against a fence, saw blood and tongues of flame over bluish-black fjord and a city…”. Em que foi possível observar em todo o mundo pores do sol flamejantes nos anos seguintes.

Sphinx
Descoberta da sua real aparência

As esculturas feitas na altura do antigo Egipto muitas delas encontram-se destruídas de modo que a aparência de Sphinx, a mais antiga do mundo teve bastantes degradações. Ao que se sabe a escultura original estava decorada com tinta brilhante, aparecendo apenas fragmentos atrás das suas orelhas. Como também tinha um nariz e barba cerimonial. Muitos dos historiadores acreditam que a escultura ao longo do tempo passou por um processo de transformação, inicialmente teria uma cabeça de leão e só depois é que foi feito um rosto humano. Devido à diferença de tamanho que existe entre o corpo e a cabeça.

Mona Lisa
A pintura duvidosa

 

A obra mais conhecida de Da Vinci “Mona Lisa” tem o original e uma outra versão. Nessa versão Mona Lisa é pintada de outra perspectiva. Existem diversas teorias acerca desta segunda versão, que possa ter sido um esboço de Da Vinci ou pintada por outro ou vários artistas.

Fontes:

https://brightside.me/wonder-curiosities/

Veja Também:

25 Factos interessantes para si
Factos interessantes sobre Portugal