25 anos da Estudantina Universitária de Lisboa

25 anos da Estudantina Universitária de Lisboa

No passado dia 12 de Maio de 2017, comemoraram-se os 25 anos da Estudantina Universitária de Lisboa no Coliseu dos Recreios em Lisboa.




A EUL (Estudantina Universitária de Lisboa) é uma tuna masculina que não pertence a nenhuma faculdade ou universidade, deixando assim a porta aberta a qualquer aluno que estude em Lisboa que queira pertencer a este grupo. Foi fundada em 12 de Maio de 1992 e desde então tem dado um encanto diferente à cidade.

Conta até à data com 3 CD’s gravados, o primeiro gravado em 1993 “Serenata das Fitas“, seguido em 1995 do “Viva Paródia” e por último em 2003 “Em Viagem“. Grande parte das canções destes álbuns são originais do grupo e ainda contam com espetáculos como Macau e Lés-a-Lés que são tocados nos festivais onde este grupo vai.

Vários artistas fizeram parte desta noite

A noite da comemoração contou com vários artistas que ajudaram para que esta data fosse memorável como Simone de Oliveira que cantou “A Desfolhada” juntamente com a EUL, Rogério Charraz, Ana Laínz, Ana Sofia Varela, o grupo de Adufe em Lisboa, Berg, o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S.Bento, e entre outros.

Todos eles cantaram e tocaram músicas originais da EUL dando o seu toque musical. Um ponto interessante é o facto do “Entre outros” ter sido um grupo de várias tunas próximas da EUL como a Scalabituna (Tuna do Instituto Politécnico de Santarém), a TUP (Tuna Universitária do Porto), a TMUC (Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra), a Antunia (Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa), a TUIST (Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico), entre outras, que criaram laços fortes de amizade ao longo destes 25 anos e também estes cantaram e tocaram músicas da EUL.

25 anos da Estudantina Universitária de Lisboa

Sem dúvida foi uma noite diferente de todas as outras, cheia de alegria e boa disposição. O espetáculo contou com mais de 1000 espectadores, esgotando assim os lugares na primeira e segunda plateias, a festa prolongou-se até de madrugada onde se cantou os parabéns à EUL e conviveu-se com os membros deste grupo pela noite fora.

Os lucros da bilheteira reverteram a favor do IPO Lisboa

Ao comemorar os 25 anos da Estudantina Universitária de Lisboa, este grupo também decidiu que os lucros da bilheteira fossem revertidos a favor do IPO Lisboa, ajudando assim várias pessoas com problemas de saúde e dando um brilho diferente ao espetáculo em si.




Se gostas de música, gostas de cantar e tocar algum instrumento, a Estudantina Universitária de Lisboa é uma opção a ponderar, com este grupo podes viajar de norte a sul do país, tocar nas mais celebres casas de espetáculos portuguesas e fazer novas amizades que duram uma vida inteira. Como já foi referido em cima, a EUL deixa as portas abertas a todos os estudantes de Lisboa com gosto pela música e amizade, os seus ensaios são todas as Terças e Quintas no Areeiro, na Rua Padre Gregório Verdonk a partir das 21h30.

Veja também:

A Estudantina Universitária de Lisboa no Coliseu dos Recreios