4 Curiosidades sobre o mundo animal

4 Curiosidades sobre o mundo animal

Já viu algum camelopardo? Conhece o urso transparente? Já ouviu falar das rãs que ressuscitam? Venha descobrir algumas curiosidades sobre o mundo animal!

Camelopardo

Os antigos romanos falavam de uma animal chamado camelopardo, um ser, tal como o nome sugere, com características de camelo e leopardo. Tal criatura era, nada mais nada menos que o animal com o pescoço mais longo e também o mais alto do mundo: a girafa.

Os gregos foram ainda mais descritivos, contribuindo com o nome científico do animal, “camelopardalis”, que significa “um corpo de camelo usando um casaco de leopardo”.

O urso transparente

Um dos maiores carnívoros terrestres é o urso-polar, também conhecido como urso-branco. Este nome deriva do aspeto da sua pelagem que aparenta um tom branco. Contudo, isso é apenas uma ilusão que resulta da reflexão da luz, já que o pelo destes animais é na verdade transparente, sem pigmentação.

Curiosamente, apesar de não ser facilmente visível, a pele do urso-polar é escura, de um tom preto azulado. A sua língua tem também a mesma tonalidade.

Rãs ressuscitadoras

A criopreservação é o truque utilizado por algumas espécies de rãs para sobreviverem aos ambientes rigorosos em que habitam. A Rana sylvatica, também conhecida como rã madeira, vive nas regiões acima do círculo polar ártico, hibernando no inverno. Durante um período de dias ou semanas, estas rãs conseguem ficar com o corpo parcialmente congelado, baixando a atividade metabólica de forma drástica e parando o batimento cardíaco. Ao longo de todo o inverno, elas conseguem realizar este ciclo de congelamento/descongelamento entre 10 a 15 vezes. As rãs utilizam glicose e ureia como agentes protetores das células do organismo, evitando assim que estas morram pela ação do gelo. Desta forma as rãs conseguem voltar à vida, sem danos celulares.

Língua de crocodilo

Camuflada na mandíbula inferior destes grandes répteis semi-aquáticos, a língua dos crocodilos possui uma estrutura e construção que a mantêm imóvel durante grande parte do tempo. Os únicos movimentos possíveis são para cima, contra o céu-da-boca, quando pretende manipular objetos/presas, ou para baixo, quando precisa criar uma bolsa para transportar os filhotes. Os crocodilos não têm assim a capacidade de colocar a língua de fora tal como os humanos e outros animais o fazem… e também não correm o risco de mordê-la acidentalmente.

Fontes:
http://www.naosalvo.com.br/334-curiosidades-que-voce-nao-deve-saber-mais-de-37/
http://www.constellationsofwords.com/Constellations/Camelopardalis.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Urso-polar
http://www.jornalciencia.com/incrivel-ra-madeira-do-alasca-congela-no-inverno-e-volta-a-vida-na-primavera/
https://animalquestions.org/reptiles/crocodiles/do-crocodiles-have-tongues/