Superalimentos que devem ser consumidos diariamente

Os superalimentos recomendados

O conceito de superalimento é bastante popular. Considera-se um superalimento aquele que comporta muitos nutrientes, com grandes concentrações de aminoácidos, ácidos gordos essenciais, vitaminas, minerais e/ou antioxidantes. Pelas suas características, estes alimentos são grandes aliados de um estilo de vida saudável, contribuindo para a saúde e bem-estar.



Batata-doce

Este maravilhoso tubérculo está recheado de coisas boas: hidratos de carbono, antioxidantes, fibras, vitaminas, potássio e manganês. Dada a sua versatilidade é muito fácil de ser introduzido na dieta alimentar.

Brócolos

Estes incompreendidos vegetais são um verdadeiro tesouro, já que fornecem ácido fólico, cálcio, ferro, fibras, potássio e vitaminas. Auxiliam na regulação do açúcar na corrente sanguínea, além de serem antioxidantes e anticancerígenos.

Chocolate amargo/preto

Um quadradinho por dia é o suficiente para beneficiar das propriedades antioxidantes deste produto alimentício, o qual deve ser composto, pelo menos, por 70% de cacau. Ajuda a combater o envelhecimento e reduz o risco de problemas cardíacos.

superalimentos - chocolate amargo

Lentilha

A lentilha é uma leguminosa com pouca gordura e que fornece fibra, ferro e vitaminas. É ótima na formação e robustecimento da massa muscular e acelera a cicatrização de feridas.

Mirtilos

Este fruto, que aos poucos tem conquistado o mercado português, é rico em fibras e vitaminas C e E. Ajuda no controlo da pressão arterial. Possui propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

Quinoa

Rica em proteínas e minerais, a quinoa é um dos alimentos mais nutritivos do reino vegetal. Ajuda a combater os problemas cardiovasculares, controlando o mau colesterol e os triglicéridos.

Salmão

Famoso pelo ómega 3, o salmão é uma verdadeira riqueza, protegendo de doenças degenerativas e cardíacas e combatendo o cancro e a depressão. Este peixe é também fonte de vitamina D.

Outros superalimentos!

  • Abacate
  • Acelga
  • Amêndoas
  • Aveia
  • Azeite
  • Bagas goji
  • Beringela
  • Beterraba
  • Cebolas
  • Cerejas
  • Cogumelos
  • Espinafres
  • Feijão vermelho
  • Framboesa
  • Kiwi
  • Melancia
  • Nozes
  • Ovos
  • Rabanete
  • Soja
  • Tomate
Fontes:
http://www.guiadenutricao.com.br/o-que-sao-os-super-alimentos/

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