Dicas para evitar a ressaca de forma simples e eficaz

A ressaca é derivada do abuso de substâncias álcoolicas no dia anterior. Isto deve-se pois o fígado liberta enormes quantidades de enzimas quando é ingerido demasiado álcool, o que faz com que tenha dificuldade em processar todo o etanol. Ao não conseguir processar o etanol que é colocado no corpo, o fígado irá continuar a libertar enzimas para que o etanol seja processado, o que faz com que fiquemos desidratados, com dores de cabeça, má disposição, entre outros sintomas. Portanto é imperativo que preste atenção às seguintes dicas para evitar a ressaca para não voltar a sofrer com ela.




Algumas dicas para evitar a ressaca

Como todos sabemos, a ressaca não tem “cura” infalivel, mas se seguir alguns passos irá com certeza sentir-se melhor.

  • Beber refrigerantes: Estes irão ajudar na desidratação causada pelo álcool e ao mesmo tempo irão repor os níveis de açúcar, afectados igualmente pelo álcool. Esta é sem dúvida uma grande ajuda para quem queira sentir-se melhor.
  • Beber MUITA água: Depois de beber quantidades elevadas de álcool, o corpo precisa urgentemente de água pois o fígado “comanda” os restantes orgãos a trabalhar mais e com isso vem a desidratação. Antes de ir dormir, tente beber bastante água, isto irá ajudar a que o organismo enquanto dorme consiga repor a água perdida.
  • Ingestão de comprimidos: Tomar analgésicos, antiácidos ou anti-histamínicos irão com certeza aliviar as dores e os sintomas da ressaca.
  • Comer alimentos doces: Igualmente como o facto de beber refrigerantes, comer algo doce irá repor os níveis de glicose no sangue e na ressaca, isso nunca é demais.
    • Beber leite: O leite irá hidratar o corpo e também irá enriquecer o corpo, mais uma vez, de açúcar e outras substâncias importantes para se sentir melhor.

Se depois de uma daquelas noites chegar a casa e beber muita água, já é meio caminho andado para acordar no dia seguinte sentindo-se bem. Mesmo que a água não resolva por completo, tente ingerir bastante açucar e liquidos. Se seguir estas dicas, com certeza irá ter um dia de ressaca mais calmo que o normal.

Alguns mitos de como “curar” a ressaca

Todos conhecemos algumas barbaridades que se costumam dizer relativamente a este tópico. Os mitos mais comuns são que se continuar a beber não sente a ressaca, isto é verdade, mas o que está a fazer apenas é a adiar a mesma. Ao ingerir mais álcool quando está de ressaca, o fígado irá tentar novamente processar todo o etanol e isso irá desidratar cada vez mais todos os seus orgãos.

Outro mito bastante comum é comer alimentos de “Fast food. Estes de facto iram aumentar os níveis de açúcar no sangue, mas não é por comer “Fast food” que irá ficar melhor da ressaca, irá apenas ajudar o corpo a absorver toda a gordura destes alimentos, o que não é nada bom para a sua linha. Para isso, basta seguir as nossas dicas para evitar a ressaca ditas em cima.




Fontes

http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/dicas-simples-e-cientificas-para-evitar-uma-ressaca=f763219
http://super.abril.com.br/ciencia/por-que-ficamos-de-ressaca/

Veja também

Os superalimentos que devem ser ingeridos diariamente
Ser vegan é uma dieta, posição ou moda?