Filmes que vão mudar a tua concepção sobre saúde mental

Filmes são uma forma de arte bastante popular

O cinema é uma das artes mais populares e quando se junta com a saúde mental produz obras magnificas, empáticas e abre a discussão para o público em geral. Seleccionamos então  alguns filmes que retratam algumas psicopatologias da saúde mental que com certeza merecem serem vistos:




  • Precisamos Falar Sobre Kevin (2012)

O filme derivado de um livro homónimo conta a história Eva, uma mãe que precisa lidar com seu filho primogénito que vai se revelando como um caso clássico da perversão. O filme fala sobre Kevin, mas fala ainda mais sobre Eva e todo o sofrimento e culpa que ela carrega.

  • Bicho de Sete Cabeças (2001)

Talvez esse seja um filme clássico para todo o amante da saúde mental e para a formação de psicólogos, psiquiatras e enfermeiros. Os actores estão sincronizados com o sofrimento de seus personagens e o ambiente de um hospital psiquiátrico é de extrema riqueza. A história segue os passos de Neto que é enviado para um hospital psiquiátrico por seu pai e percebe rapidamente como aquele lugar é capaz de o destruir.

  • Uma Mente Brilhante (2001)

O filme conta a história de John Nash, um matemático vencedor de um Prémio Nobel de Economia é diagnosticado com uma severa esquizofrenia e precisa lidar com sua genialidade e as vozes dentro da sua cabeça. É um filme empático com a actuação primorosa de Russell Crowe.

  • Bem Me Quer, Mal Me Quer (2002)

Audrey Tautou dá a vida a uma artista plástica que desenvolve uma paixão pelo médico Loic. Angelique acredita que é amada também pelo médico, mesmo que todos os seus amigos digam o contrário e o que parecia amor vai se transformando em obsessão. É um filme que fala sobre erotomania e obsessão.

Veja também:
Depressão e transtornos mentais
Mitos sobre a psicologia