Gastronomia indiana: País com maior taxa de vegetarianos

O impacto da cultura na gastronomia indiana

A cultura indiana é bastante singular quanto aos seus costumes gastronómicos. Tendo em conta as especificidades culturais, em que vaca considerada sagrada e o porco é visto como um animal sujo. Logo, excluindo estes dois tipos de carne na gastronomia indiana. O que conduz a uma elevada taxa de vegetarianismo atingindo 40% da população indiana.




A gastronomia varia de região para região. Há locais em que o consumo de carne de frango e cabra é mais comum, noutros é mais habitual o peixe e os camarões. Havendo uma variação entre as regiões norte, sul, leste e oeste da Índia. Este país é conhecido por apresentar um leque variadíssimo de especiarias e ervas, entre as quais o açafrão, o alho, o anis, o cardamomo, a canela, os coentros, os cominhos, o cravo da índia, a curcumã, o gengibre, o gergelim, a hortelã, a folha de louro, o manjericão, a noz-moscada, os oregãos e o caril. O uso destes temperos são benéficos para a saúde e intensificam o sabor dos pratos.

Quem opta por uma dieta vegetariana pode recorrer aos pratos indianos, porque grande parte deles são vegetarianos. Apesar de que na Europa exista uma ocidentalização dos pratos para haver uma melhor comercialização destes. O que os torna menos intensos de sabor, menos picantes e optam carnes utilizadas no ocidente.

Mas tal não invalida que não experimente alguns deles ao confeccioná-los em casa. Por isso, irei deixar uma receita que se adapta à dieta vegetariana.

Veja também:

Proteínas na dieta vegetariana
Como ser vegetariano
Vegetariano é uma dieta saudável?
Benefícios da Quinoa