Afinal, a origem da humanidade começou na europa!

Afinal, a origem da humanidade começou na europa!

O novo estudo indica que linhagem terá surgido no Leste do Mediterrâneo e não na Africa.

A separação das linhagens dos humanos e macacos pode ter ocorrido na Europa. É o que sugerem os cientistas que analisaram os fósseis de um hominídeo encontrado na Bulgária e na Grécia, com indícios ter cerca de 7,2 milhões de anos.




Graecopithecus freybergi

Até agora, o último ancestral (Sahelanthropus) reconhecido teria vivido no Leste da África em algum momento entres os 5 milhões de anos e 7 milhões de anos atrás. Mas segundo os pesquisadores liderados por Madelaine Böhme, da Universidade de Tübingen, na Alemanha, e Nikolai Spassov, da Academia Búlgara de Ciências, o novo ancestral com o nome cientifico é Graecopithecus freybergi e tem apenas uma mandíbula inferior, achada durante a construção de um bunker nazista em Atenas no ano 1944 e um dente pré-molar descoberto no lago Azmaka, no Oeste da Bulgária, em 2012.




Mandíbula inferior do Graecopithecus

O estudo foi publicado esta semana na revista Plos One, que a raiz dos dentes tinha caracteresticas humanas que não se observam nos chimpanzés, nem nos seus antepassados, colocando o Graecopithecus dentro da mais antiga linhagem humana.

Fontes:

Vê o artigo na revista Plos One.

http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0177127