Investir em Publicidade: aspectos a ter em conta

Ao investir em publicidade à que ter em atenção vários aspectos

Quando montamos um negócio, o principal objectivo é que este seja bem-sucedido. Para tal, é preciso ter em consideração vários aspectos como o facto de investir em publicidade.




Os primeiros passos de todos os negócios são cruciais para que estes sejam bem-sucedidos. Isto pode fazer a diferença entre ter clientes fixos e fieis ao seu produto, ou entregar os seus clientes à concorrência. Um grande factor que pode influenciar essa questão é a publicidade, imaginemos o seguinte cenário.

– O Eduardo tem uma empresa com 100 clientes fixos e que gostam do seu serviço. Este pensa que o negócio está a correr bem e que não há necessidade de gastar dinheiro em publicidade.

– O Manuel tem uma empresa concorrente à do Eduardo e apenas tem 10 clientes fixos, este vê o potencial da empresa da concorrência e então decide pagar para ter um anúncio na rádio local.

Qual destas empresas acha que terá maior sucesso a longo prazo? Se excluirmos outros factores como o profissionalismo e a qualidade de serviço, com certeza que a empresa do Manuel será mais bem sucedida, isto porquê?

dúvidas em investir em publicidade

O facto de investir em publicidade dá maior credibilidade ao seu negócio

As pessoas associam uma empresa que invista em publicidade a um maior sucesso, e portanto melhor qualidade de serviço. A empresa do Eduardo até pode ter melhor profissionalismo e qualidade, mas a do Manuel tem mais credibilidade.

Isto irá influenciar imenso na hora de decidir qual das empresas optar. Para além do facto que com a publicidade consegue atingir um público que até então poderia nem ter conhecimento da sua empresa, e aqui entra a forma de investir em publicidade.

Há imensas formas de investir neste campo, e muitas delas podem impulsionar a sua empresa ou ter repercussões desagradáveis. Tomemos outro exemplo para lhe mostrar a teoria.

– O Eduardo tem uma fábrica de sapatos e quer atingir um público específico de clientes. Visto que cada par de sapatos custa 100€ pois são feitos do melhor material, o alvo de clientes para o Eduardo são homens da classe média-alta. Este decide então publicitar o seu produto em canais de televisão específicos, jornais e distribuição de flyers pelas zonas centrais da sua cidade.

– O Manuel, um concorrente de Eduardo, tendo também o mesmo cliente alvo, opta por espalhar a sua publicidade por todo o lado, redes sociais, flyers por toda a cidade, em vários canais de televisão e rádios mais conhecidas da sua região.

Quantidade não significa qualidade

À primeira partida, iremos dizer que o Manuel irá ter mais sucesso do que o Eduardo pois abrange um maior número de pessoas, mas isso não é correcto. Há vários outros factores que devem ser tomados em conta, como por exemplo:

  • Custo da publicidade
  • Qualidade da publicidade
  • Público-alvo
  • Plataformas de investimento

Os custos de investir em publicidade não são baixos, para ter os melhores lugares tem que pagar mais. A melhor estratégia é focalizar o objectivo da publicidade e rentabilizar ao máximo para ter melhores resultados. Suponhamos que o Eduardo tenha gasto 5.000€ na sua campanha publicitária e o Manuel 50.000€. O Manuel irá precisar de um maior número de clientes para obter lucro do que o Eduardo.

Se o público-alvo de ambos é clientes de classe média-alta do sexo masculino, então não há vantagem em gastar recursos em publicitar em zonas que esse público-alvo dificilmente se encontre.
Como por exemplo, é muito mais provavelmente encontrará estes clientes a assistir um canal de informações do que um canal de culinária. É claro que também haverá potenciais clientes a assistir um canal de culinária, mas irá gastar mais recursos que podem ser rentabilizados de melhor forma.

Cada negócio tem a sua plataforma de investimento

Em termos de plataformas de investimento há diversas opções, podendo achar uma que se ajuste mais ao seu negócio. Algumas dessas plataformas são:

  • Canais televisivos
  • Jornais
  • Revistas
  • Publicidade digital (em blogs famosos, Facebook, Google)
  • Distribuição de flyers
  • Promoção presencial

Há uma variedade de opções para que possa impulsionar o seu negócio através da publicidade. É claro que, tem de ter bem noção dos gastos que pretende ter e onde gastar os seus recursos. Uma óptima forma de verificar qual a melhor plataforma de publicidade para o seu negócio é a tentativa-erro.

Claro que à partida pode excluir algumas, pois estas podem não fazer sentido. Mas olhando para as restantes, o melhor a fazer é realmente testar cada uma delas e ver qual é a que cria mais impacto. Assim consegue ter a certeza que o seu negócio está a ser aproveitado ao máximo, usando um determinado método de investir em publicidade.

 

Referências:
Investidor