Keep Calm… e conheça a origem desta expressão

A expressão “Keep Calm” transformou-se num meme notável, inundando a web com mensagens que variam do puro divertimento à mais agreste crítica política. Mas, ao contrário de outros memes, este tem uma origem com muita história. Prepare-se para descobrir!

Reino Unido, 1939, Segunda Guerra Mundial

O Governo Britânico cria um departamento responsável pela publicidade e propaganda durante a guerra: o Ministério da Informação (MOI). Após o despoletar do conflito, foi-lhes incumbida a tarefa de projetar diversos cartazes motivacionais. Estes seriam espalhados por todo o território com o objetivo de moralizar a população nos tempos difíceis que se avizinhavam.




Keep Calm and Carry On

O MOI criou então uma série de três cartazes que partilhavam um mesmo estilo: fundo com uma cor sólida e arrojada, utilização do símbolo da coroa e uma mensagem num tipo de letra eficaz. As primeiras duas criações, prontamente afixadas por todo o Reino Unido, tinham como mensagens:

  • “Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution will Bring Us Victory”, ou seja, “A vossa coragem, a vossa alegria, a vossa determinação trar-nos-ão a Vitória” (tradução livre).
  • “Freedom is in Peril”, ou seja, “A Liberdade está em Perigo” (tradução livre).

O terceiro e último cartaz foi projetado com um propósito particular. Nele constava a mensagem “Keep Calm and Carry On” – Mantenha a Calma e Continue (tradução livre). O objetivo era usá-lo caso a Alemanha invadisse o Reino Unido. Apesar dos bombardeamentos, a invasão não chegou a ocorrer, e o cartaz acabou por quase não ser usado. Acredita-se que a maioria destes cartazes foram destruídos no final da guerra.

Keep Calm

O renascer da mensagem

Em 2000 foi encontrada uma cópia do cartaz “Keep Calm and Carry On” na Barter Books, uma livraria em Alnwick, Inglaterra. Stuart e Mary Manley encontraram-no numa caixa, junto a um conjunto de livros que tinham sido adquiridos num leilão. Os donos da livraria resolveram então emoldurar o cartaz e colocá-lo junto à caixa registadora, o qual suscitou de imediato a atenção e curiosidade dos clientes. Resolveram então começar a produzir e vender cópias. Contudo, não tardou que outras empresas seguissem o exemplo. Rapidamente o design passou a constar nos mais variados produtos, massificando e diversificando a mensagem.

E da grande popularidade ao meme… foi apenas um pulinho!



Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Keep_Calm_and_Carry_On
http://www.keepcalmandcarryon.com/history/

Veja também:
Qual o melhor combustivel para o seu veículo
Afinal, a humanidade veio da europa