Marketing multinível ou pirâmide, as grandes diferenças

Marketing multinível ou pirâmide

Com a crise instaurada, é natural que uma escolha de um modelo de negócio que ajude rapidamente as suas economias seja algo a tomar em conta. Quando chega a hora de escolher entre marketing multinível ou pirâmide tenha atenção em vários aspectos.

Um aspecto muito importante a tomar em conta é o facto do esquema de pirâmide ser ilegal, pois ser uma burla económica. Este não é susceptível de descontos porque não é “real”. O que acontece com este esquema é quem entra coloca dinheiro que alimenta as pessoas que já se encontram na pirâmide.

O marketing multinível é totalmente legal pois financeiramente é justificado. Aqui já há produto e comercialização do mesmo, e por isso, pode ser contabilizado economicamente. As pessoas ganham dinheiro do fruto do seu trabalho.




Onde diferem

As grandes diferenças entre estas duas estratégias são essencialmente estas:

  • Comercialização de um produto
  • Edifício com sede
  • Diferença salarial dos envolventes

No marketing multinível é obrigatório ter um produto que possa ser comercializado, seja este físico ou digital (E-Book, websites), enquanto a pirâmide não tem qualquer produto.

Um edifício com a Sede da empresa é também o que marca realmente a viabilidade de uma empresa. Se a empresa existe mas não tem qualquer tipo de morada fiscal, como podem ser apresentados em tribunal por burla por exemplo?

Relativamente às diferenças salariais dos membros de cada um dos negócios, num negócio multinível uma pessoa que entre agora na rede pode ganhar tanto ou mais como a primeira pessoa, tudo depende do seu trabalho. Enquanto na pirâmide isso já não acontece, as pessoas que entram depois vão apenas alimentar as pessoas por cima delas e ficar com a esperança que entre mais pessoas para poder receber o seu investimento.

marketing multinível ou pirâmide

Como estes negócios funcionam

Um negócio de pirâmide funciona sensivelmente como o seguinte exemplo:

  • O João diz ao Pedro “Se me der 1000€ e disseres a 2 amigos o mesmo, quando esses amigos me derem os 1000€ eu dou-te 1500€”. Quando o João recebe os 3000€ dá 1500€ ao Pedro e fica com 1500€, depois as duas pessoas terão que cada uma trazer mais duas pessoas para que possam receber também 1500€ (porque é tirado o dinheiro a essas novas duas pessoas) e assim sucessivamente

Enquanto um negócio de multinível funciona da seguinte forma:

  • Uma empresa tem um produto de culinária, consegue vender 10 unidades e receber 100€ por dia mas, se conseguir 100 pessoas a vender 10 unidades por dia, e pagar 30% por cada unidade, a empresa consegue receber 10.000€ por dia e paga 3000€ a essas pessoas, ficando portanto com um lucro de 7000€ por dia, ao invés dos 100€

Outro grande factor que é bastante interessante frisar é o facto da pirâmide chega a um ponto e não tem mais pessoas para entrar (também conhecida como bolha por isso mesmo, chega a uma altura e “rebenta”). Enquanto que o marketing multinível há sempre novos compradores ou as mesmas pessoas compram o produto mais do que uma vez.

Por isso, pense bem antes de optar por Marketing multinível ou pirâmide e saiba ver as diferenças de ambos para não cair em esquemas que possam ser enganadores.

Fontes:
http://exame.abril.com.br/negocios/

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