Benefícios da Quinoa: razões para comer mais deste alimento




Os benefícios da quinoa

Aqueles que seguem uma dieta vegetariana devem consumir quinoa com frequência. Pois é um dos alimentos mais completos em nutrientes. É um grão que fornece todas as componentes necessárias na substituição da carne. O seu valor proteico é de 12,1 (em 100 gramas). Não é equivalente ao de um bife, no entanto, é suficiente.
Os carboidratos que a quinoa fornece são de 68,3 (em 100 gramas), são um factor relevante para a dieta vegetariana, pois o valor de carboidratos está ligado à energia do nosso corpo. Ou seja, a ingestão de carboidratos na medida certa e com espaçamento entre a mesma, leva a um melhor funcionamento dos músculos, regula o metabolismo e ajuda no funcionamento do sistema nervoso central. Para além deste dois benefícios centrais a quinoa também assume outras características igualmente significativas.

Previne doenças cardiovasculares devido à quantidade de ómega 3 e 6, como também ajuda na redução do colesterol, estes são os principais benefícios da quinoa. Contudo também tem um papel relevante quanto à prevenção de doenças como a osteoporose e hipertensão, devido ao cálcio que contém. Quanto à saúde feminina tem grande importância sendo que ajuda na prevenção do cancro da mama.

A quinoa pode ser utilizada em saladas, sopas, sumos e como substituição do arroz, para este tipo de pratos é utilizada a quinoa em flocos. Por outro lado a quinoa em farinha, é normalmente utilizada para pães, pudins e bolachas, assim como bolos.

Onde é utilizada

Geralmente é utilizada na confecção de pratos frios, tipicamente em saladas de verão. Onde a quinoa representa a base da salada e pode-se juntar diversos legumes ou frutas frescas, bem como ervas aromatizantes e frutos secos, para completar o prato. Entre os quais se pode optar por manga, pera abacate, azeitonas ou tomates cherry (como frutos), brócolos, espinafres, cebola, pepino ou ervilhas (como legumes), cebolinho, coentros ou manjericão (como ervas aromatizantes), nozes, cajus ou passas (como frutos secos). Estes são aqueles que melhor poderão formar uma boa combinação para uma salada de quinoa, sem esquecer que também se pode juntar cogumelos, que estão inseridos na categoria dos fungos, como também qualquer tipo de feijão, sendo estas leguminosas e bastante relevantes quanto ao seu valor proteico.

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