Proteínas na dieta vegetariana são insuficientes – Verdade ou Mentira?

Proteínas na dieta vegetariana são insuficientes?




Como se sabe as proteínas têm um papel bastante importante para o nosso organismo, ajudando a fortalecer os músculos, bem como no funcionamente de outros orgãos. Dessa forma as proteínas assumem um papel relevante quanto ao crescimento e fortificação dos músculos que por sua vez irá ajudar a combater algumas doenças, como a osteoporose. Para quem segue uma dieta vegetariana também há que ter em conta as proteínas que ingere para que não haja insufiência das mesmas. Ou seja, é necessário que haja por refeição um determinado número de proteínas as quais irão provir de leguminosas, legumes e outros alimentos que serão indicados na imagem seguinte.

proteínas na dieta vegetariana

Os alimentos de origem vegetal com maior valor proteíco são:

  • feijões;
  • lentinhas;
  • ervilhas;
  • grão;
  • amêndoas;
  • pistachos;
  • cajus;
  • chia;
  • seitan;
  • tofu;
  • espinafres;
  • couve de bruxelas;
  • brócolos.

Deste modo, estas são as fontes de proteína numa dieta vegetariana que irão equilibrar os valores e manter uma pessoa saudável e com energia. Portanto, as proteínas não provêm apenas das carnes vermelhas, havendo outras fontes de proteínas. Não sendo necessário o consumo de carne para a absorção de proteínas, pois existem outras formas alternativas e mais saudáveis de consumir proteínas.

Veja também:
Ser vegan é dieta ou moda?
Quinoa e os seus benefícios
Como se tornar vegetariano
Ser vegetariano é saudável?