Samsung Galaxy S8 & S8+ – tudo sobre o novo telemóvel da Samsung




A Samsung lançou dia 29/03/2017 os Samsung Galaxy S8 e S8+

A meio da tarde da passada quarta feira, 29 de Março, a Samsung lançou os seus novos equipamentos para o mercado mundial, o Samsung Galaxy S8 e S8+. Estes equipamentos já estavam a ser aguardados à muito tempo e trouxeram novidades.
Vamos ver o que estes equipamentos trazem de novo ao mercado.

Começamos pela estética do equipamento. A Samsung teve como sloganUnbox your phone“, que traduzindo para português é algo como “Descompacta o teu telefone”. Algo que ao início deixa qualquer pessoa meio intrigada pelo menos.
Mas após a apresentação do produto percebe-se o porquê, nestes equipamentos a tela de ecrã ocupa o telemóvel praticamente todo. Ficou apenas uma pequena parte de cima onde estão colocadas a câmera e os sensores frontais e uma parte em baixo.

O botão “desapareceu” da vista e passou a ser um sensor de pressão colocado por baixo do ecrã. Como era de esperar, não haveria espaço para um equipamento deste género e com este sensor a Samsung de facto não perdeu funcionalidades.
O leitor de impressão digital passou para a parte de trás, ao lado da câmara traseira. O acabamento do telemóvel é bastante arredondado o que torna o agarrar mais confortável.
Este também pode ser comprado em 5 cores diferentes:

  • Midnight Black (preto)
  • Artic Silver (prateado)
  • Maple Gold (dourado)
  • Coral Blue (azul)
  • Orchid Gray (cinzento)

O ecrã Infinita

Com o Samsung Galaxy S8/S8+, o cliente pode dividir o ecrã em dois e usa-los ao mesmo tempo. Não como o S6 e o S7 que dividia e depois ao utilizar um, bloqueava o outro.
Mas de forma a que o consumidor consegue “bloquear” uma das partes do ecrã. Por exemplo, com este benefício, consegue estar a ver um vídeo no YouTube e a escrever um texto em simultâneo. O ecrã também trás consigo um prémio. Este foi o primeiro telemóvel a receber o prémio “Mobile HDR Premium” pois consegue emitir imagens em HDR. Para combinar com esta qualidade, a Samsung também fez uma capa que permite o telemóvel ficar inclinado, para que consiga ver séries e filmes de forma mais confortável.

Quanto aos tamanhos, o S8 tem 5.8′ enquanto que o S8+ tem 6.2′.

Câmera traseira e frontal

Aqui a Samsung não alterou muito face ao seu antecedente S7, apenas alterou o algoritmo interno da câmera e aumentou  o tamanho dos pixeis captados pela mesma. Em termos de software, o processamento “Multi-Frame” tira 3 fotografias em simultâneo e combina as 3 para ter uma fotografia de qualidade superior. Sendo portanto uma câmera de 12MP, pixel duplo e f/1.7.
Relativamente à câmera frontal, esta tem 8MP com f/1.7. Também esta tem novidades em termos de software, esta trás consigo um “Auto-focus” inteligente. Isto faz com que consiga tirar uma “Groupie” com várias pessoas e a câmera consegue focar cada uma dessas pessoas.

Outro benefício interessante é o facto de os filtros conhecidos no “Snapchat” estão agora na própria câmera. Ou seja, pode usar o filtro de “coelhinho” e vê a sua cara com orelhas e um focinho. Isto é uma funcionalidade engraçada para os adeptos do “Snapchat“.

Resistência à água e poeiras

Esta parte não é novidade na Samsung, desde o Galaxy S5 que existe equipamentos resistêntes à água nesta empresa. A grande diferença deste sistema IP68 do Samsung Galaxy S8/S8+ é que já consegue levar o equipamento para o banho (com temperatura máxima de 38ºC) sem se preocupar com os vapores (coisa que com os equipamentos anteriores não era recomendado). Para além disso, não tem que se preocupar com chuva, derramar água no telemóvel, ou deixa-lo cair no lavatório. Mas, o IP68 não permite água com cloro ou sal, porque pode sofrer corrosão no revestimento. Caso o leve para a praia ou piscina, passe o telemóvel por água mineral de seguida.

Processamento, memória e bateria do telemóvel

Relativamente ao processador do telemóvel, este é um Exynos 8895 OctaCore, com 4 núcleos a 2.3GHz e outros 4 a 1.7GHz. À primeira vista é semelhante ao do S7, mas a tecnologia deste processador é bastante optimizada. Consegue trabalhar em apenas 10 nm, o que faz com que a informação seja compactada e portanto transmitida com maior velocidade. O resultado desta tecnologia é o aumento de 10% na velocidade de processamento (CPU) e mais 21% na performance do telemóvel (GPU). Enquanto à bateria, este poupa sensivelmente 20% de bateria face ao S7.
Relativamente à sua bateria, o Samsung Galaxy S8 trás 3000mAh e o S8+ 3500mAh, o que parece ser suficiente devido à poupança do processador. Aqui também é apresentado um novo carregador sem fios. Um carregador que tanto permite colocar o telemóvel inclinado para que se veja o visor, ou plano.

Em termos de memória, ambos têm 64Gb de memória interna, com possibilidade de colocar um cartão microSD até 256Gb, de RAM tem 4Gb.

Segurança dos equipamentos

Como era de esperar, o reconhecimento da Íris veio incorporado com o S8/S8+. Este mecanismo permite que ao olhar para o visor consiga desbloqueá-lo, reconhecendo a sua Íris dos olhos. Também permite o reconhecimento através da impressão digital, padrão, palavra passe, PIN ou reconhecimento do rosto. Sendo esta última a menos segura e portanto apenas permite desbloquear o telemóvel e não permite aceder a outras contas.

 

O Samsung Pay é uma aplicação que permite pagar as contas das suas compras através do telemóvel. Mas infelizmente esta ainda não tem utilização prática em Portugal, por isso não iremos entrar em pormenor.

Bixby – O botão inteligente

Aqui está realmente um avanço nos telemóveis da Samsung. Este novo equipamento trás consigo um botão extra para activar a Bixby. Este é um programa de comandos de voz que interage com o telemóvel e o ambiente à sua volta. No exemplo dado na apresentação do equipamento, imagine ter combinado ir beber um café com um amigo. Ao enviar a sua localização, abra o Google Maps (por exemplo) e clique no botão da bixby, após isto apenas tem de dizer “Capture this and send to Ricardo“. Os comandos por enquanto estão disponíveis apenas em Inglês e Coreano, mas iram passar a estar em Português no futuro. Depois de dar o comando, caso tenha vários “Ricardos” nos seus contactos, Bixby irá pedir que seleccione um, e depois de seleccionar pode escrever um texto e enviar de forma rápida.

Mas não são apenas essas as vantagens. Também consegue usar a câmera traseira e pedir à Bixby que procure online um objecto. Basta apontar a câmera e clicar no botão da Bixby, esta irá procurar online o que é, quanto custa, e artigos sobre ele. Também o pode fazer com monumentos, quadros, música, entre outros.
Ao longo da sua utilização, Bixby também vai conseguir perceber a que horas utiliza uma aplicação, e colocá-las com acesso rápido. Basta deslizar para a direita no ecrã que irá ter acesso ao que mais precisa. Por exemplo, ao acordar será natural que veja aplicações sobre o tempo, pois é o que procura de manhã, e à noite aplicações de alarmes, pois é o que utiliza à noite (por exemplo).

Isto trás uma infinidade de possibilidades que pode fazer com o seu telemóvel, tornando cada vez mais simples gerir o seu dia-a-dia.

Auriculares

Relativamente aos auriculares que o Samsung Galaxy S8/S8+ trás consigo, estes são uns auriculares da AKG. Auriculares esses com valor de mercado que ronda os 100€, estes auriculares têm uma capacidade maravilhosa de transmitir som como pode imaginar.

Gear 360

Foi apresentada também a nova câmera 360 da Samsung, esta é mais compacta do que a anterior. Também tem um software novo que permite transmitir uma emissão em directo para o seu telemóvel, para poder transmitir online ou nos seus Gear VR (óculos de realidade virtual).

Samsung Dex

Com o Samsung Dex, pode transformar o seu telemóvel num computador. Consegue emparelhar um teclado, um rato e ligar um monitor a este aparelho e ao colocar o Samsung Galaxy S8/S8+ no dispositivo, terá acesso a tudo o que tem no telemóvel através do monitor. Desta forma consegue responder a mensagens de forma mais simples, editar ficheiros, pesquisar online, fazer tudo o que o seu telemóvel lhe permite de forma mais rápida e simplificada.
Esta função já teria sido apresentada anteriormente pela Microsoft (Microsoft continue) mas infelizmente na prática não funcionava como era suposto. Algo que não se pode dizer do Samsung Dex. A transmissão é rápida e fluída, graças ao seu processador bastante poderoso.

Gear VR

Não houve alterações na qualidade dos óculos de realidade virtual da Samsung. Mas estes iram trazer consigo um comando sem fios para interagir com a realidade que está a visualizar naquele momento.




Gearbest CUBOT V1 Sleep Monitoring Smart Band IP65 Waterproof
CUBOT V1 Sleep Monitoring Smart Band IP65 Waterproof only $9.99

Consumer Electronics Clearance