Samsung Gear S3 review: Tudo o que tem de saber sobre este smartwatch




Samsung Gear S3 review completa

Como já deve ter reparado, a Samsung lançou à pouco tempo um SmartWatch bastante interessante. Este tipo de equipamentos tem marcado cada vez mais o dia-a-dia de todos nós. Por isso, vamos fazer uma Gear S3 review.

Começamos pelo design do equipamento, pode encontrar a versão Frontier e Classic do equipamento. A versão Frontier tem um aspecto mais casual, enquanto que a versão Classic segue uma linha formal.

 

Consegue utilizar o aro de ambos em alternativa ao deslizar para seleccionar as opções que deseja. Tem dois botões do lado direito, sendo estes o botão de retroceder em cima e o botão de página inicial em baixo. A sua coluna encontra-se no lado esquerdo e atrás encontram-se os sensores. A sua bracelete é de diâmetro universal, o que significa que consegue colocar qualquer bracelete de um relógio tradicional (22mm) e o seu vidro é Corning Gorilla Glass SR+. Ambos têm IP68, o que significa que tanto têm resistência à água como ao pó, até 1.5m durante 30min em água doce.

Relativamente à sua construção, estes têm as seguintes especificações:
Frontier:
Dimensão: 49 x 46 x 12.9 mm
Peso: 63 g
Material: Aço Inoxidável 316L
Classic:
Dimensão: 49 x 46 x 12.9 mm
Peso: 59 g
Material: Aço Inoxidável 316L

O visor vem equipado com Super AMOLED com 16M cores, tem 1.3 polegadas, uma resolução 360 x 360 e permite ter a opção “Sempre no visor” (Always on Display) activa. Isto permite ter uma definição bastante interessante e com o sAMOLED consegue poupar bateria sem por a performance em risco.

Sistema, memória e “features

Relativamente ao sistema, ambos foram construídos a partir do sistema Tizen baseado para plataformas de “wearables” 2.3.2. O seu processador é um Dual-Core de 1.0 GHz Exynos 7270, sendo esta uma marca bastante utilizada pela Samsung.
Relativamente à sua memória, o Gear S3 vem com 4 gb de memória interna e 768 MB RAM. Isto permite uma utilização fluida e que possa tanto salvar informações do S Health como de colocar vários aplicativos e músicas para disfrutar sem ter o se telemóvel consigo.

Tem bluetooth, Wi-Fi, GPS da GLONASS e NFC para a conectividade. Relativamente aos sensores tem barómetro, altímetro, velocímetro, batimentos cardíacos e giroscópio. Carrega por contacto, ou seja, não precisa de ligar cabos ao seu equipamento e tem S-Voice, um aplicativo da Samsung para poder fazer comandos de voz.

Contém também leitor de MP3/M4A/AAC/WAV e visualizador de fotografias. Para suportar esta tecnologia tem uma bateria de Li-Ion 380 mAh, não removível.

Sua utilização

Para esta Gear S3 review, utilizamos o Gear S3 Frontier. A sua utilização é bastante agradável, ao contrário de outros SmarthWatches este apresenta um design requintado e conforto no pulso. Realmente, não precisa de o retirar do seu pulso a não ser para carregar.
Durante a noite é confortável o suficiente para dormir com ele colocado. Deste modo consegue monitorizar a qualidade do seu sono. Como é resistente à água é possível tomar banho com ele, sendo que, se tiver o seu telemóvel num raio de 10 metros consegue atender chamadas e responder a mensagens, o que é bastante útil.

Chamada S3

Para condutores, este mostra no seu visor o caminho que deve percorrer utilizando o GPS, sendo perfeito para motociclistas, e para automobilistas que não tenham um veículo com GPS incorporado.
Seja nas aulas, em reuniões, num café com amigos ou num jantar de família, torna-se desconfortável verificar o telemóvel por notificações importantes. Outra situação que achamos interessante, sempre que recebemos uma notificação, este vibra, e de forma discreta é possível ver o que lhe foi enviado e, em caso de necessidade, responder sem quebrar o ambiente profissional ou de família.

GPS S3

Em termos de segurança, consegue usar a tecla de SOS (clicando 3 vezes no botão para aceder à página principal), que irá enviar uma mensagem com a sua localização para números (no máximo 4) predefinidos, sem dar no dispositivo, para o caso de estar numa situação de assalto por exemplo, o assaltante não se aperceber que a sua localização está comprometida.

O Gear S3 consegue emparelhar tanto com smartphones com Android como IOS (sendo que requesitos minimos para o Android é ter a versão 4.4 do mesmo e 1.5 gb de RAM, e no IOS é ter a versão 6).

Conclusão

Para finalizar esta Gear S3 review, gostaríamos de concluir que este SmartWatch é sem qualquer dúvida um “gadget” importante para qualquer amante de tecnologia. Consegue aceder a várias funções do seu telemóvel através do seu pulso, para além que irá ajudá-lo a manter-se saudável e o seu design é interessante para qualquer apreciador de relógios.

O seu valor no mercado Português de momento é de 399.99€ e encontra-se disponível em várias superfícies de tecnologia.

Veja o vídeo de uma quick review do Gear S3 Frontier.