Truques de marketing que o levam a comprar mais do que precisa

Truques de marketing usados pelos comerciantes

Apreciada por uns, detestada por outros… fazer compras é uma tarefa à qual não conseguimos escapar. E obviamente os comerciantes vivem disso, pelo que procuram que cada visita nossa seja o mais lucrativa possível. Para alcançarem o seu objetivo usam os seus melhores truques para fazer-nos comprar, não só mais, como também aquilo de que não precisamos. E você, em quais destes truques de marketing já caiu?




Descontos imediatos

Os descontos imediatos popularizaram-se nestes últimos anos ao ponto de serem já esperados pelo consumidor quando este entra numa grande superfície. Para que o cliente possa estabelecer uma comparação é frequente deparar-se com o preço antes e depois do desconto. Esta é uma estratégia de marketing simples e eficiente, conhecida como Efeito de Ancoragem. Esta técnica assenta na tendência humana em basear-se fortemente na informação recebida enquanto está a tomar uma decisão. Neste caso, o consumidor é influenciado pela impressão de que o preço com o desconto é muito mais vantajoso em relação a um preço anterior, despoletando assim o impulso de compra.

Truques de Marketing

 

Um, dois, três

Numa situação em que um produto pequeno custa 3€ e um grande custa 8€, a tendência é a de levar o pequeno. Contudo, se existir um produto intermédio que custe 7€, a probabilidade de adquirir o grande aumenta exponencialmente. Tudo devido ao Efeito Isca. Ao ser apresentado um terceiro produto de valor intermédio, surge uma nova informação de comparação, a qual foi cuidadosamente pensada para levar o consumidor a optar pelo produto mais caro.

Pague 2, leve 3

A técnica da oferta de produtos é tão usada que já faz parte de um dia-a-dia de compras. Apesar de existir desde há muito, esta estratégia continua a ser uma arma poderosa. Facilmente o consumidor dá de caras com o “Pague 2, leve 3”, o “Compre 2 e oferecemos o de menor valor” ou o “Desconto de 50% na compra da segunda unidade”, todos variantes da mesma estratégia. O consumidor é atraído naturalmente para tudo o que sugira que um produto é gratuito. Cai assim na armadilha e compra frequentemente mais do que pretendia.

Dicas para combater estes e outros truques de marketing

  1. Leve uma lista de compras. Ao levar uma lista é mais fácil manter o foco e evitar as distrações publicitárias no espaço, além de que o ajuda a comprar apenas o que precisa.
  2. Tenha uma ideia base dos preços habituais dos produtos. No momento de ver promoções e descontos, utilize esse preço como referência e não os que são anunciados no momento. Estes nem sempre correspondem à realidade.
  3. Faça bem as contas. Analise as ofertas que está tentado a aproveitar e verifique se são mesmo vantajosas. Tenha especial atenção aos produtos perecíveis ou com datas de validade curtas que são frequentemente colocados em promoção.
  4. Antes de ir para a caixa dê uma última vista de olhos ao que colocou no cesto e verifique se necessita realmente de tudo o que lá colocou. Este é um bom exercício para controlar as compras por impulso.




Fontes:
http://www.adweek.com/creativity/9-subtle-marketing-tricks-we-fall-every-time-we-shop-159332/

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