Ainda não foste ver a exposição do World Press Photo 2017?

A exposição World Press Photo 2017 entrou em exibição em Lisboa no dia 28 de Abril e decorre até 21 de Maio, ou seja, tens apenas uma semana para ires ao museu nacional de etnologia que se encontra localizado na Avenida Ilha da Madeira. E a partir de dia 27 de Maio, se não tiver oportunidade para comparecer na de Lisboa, sempre poderá ir até à Maia e lá poderá ver todas as fotos vencedoras.

Esta é uma exposição de fotojornalismo onde se podem observar cenários bastante chocantes. Apenas com o intuito de captar a atenção do espectador para diferentes realidades, para que assim tomemos consciência das diversas situações sociais e politícas, que outros países estão de momento a passar ou já passaram.

Este evento ocorre todos os anos e é onde são revelados os vencedores dos mais prestigiados prémios de fotografia. Em 2016 a exposição teve lugar em Budapeste no museu etnográfico. Tamas Révész, curador do World Press Photo 2016, referente à exposição de Budapeste observou o seguinte “A exposição mostra de forma poderosa o elemento mais importante da atualidade e talvez até dos próximos anos: a crise migratória, um êxodo imparável. A questão é saber como é que as pessoas reagem a essa realidade”. Estas foram algumas das fotos apresentadas na exposição de Budapeste. Nas quais foram retratadas a guerra na síria e consequentemente a fuga dos refugiados para outros países.

autoria da foto: Bulent Kilic | 3ª Lugar historias 2016

World Press Photo 2017 tem como objectivo representar acontecimentos actuais. Sendo crucial para o espectador entender o que se passa ao seu redor. A exposição de 2017, apresenta as imagens vencedoras do 60º concurso anual do World Press Photo, sendo selecionadas através de um total de 80.408 imagens captadas por 5.034 fotógrafos de 126 países. Entre as quais estão distinguidas as seguintes pelos prémios de melhores fotos em diferentes categorias.

  • Primeiro prémio da Categoria Natureza
Foto de Francis Pérez
  • Terceiro lugar na Categoria de Desporto
foto de Kai Oliver Pfaffenbach
  • Primeiro na Categoria Temas Contemporâneo
foto de Jonathan Bachman

 

E claro a foto do ano é:

Para ver mais clica na imagem!
Foto vencedora do World Press Photo 2017, da autoria de Burhan Ozbilici.

As restantes fotos estão expostas no evento World Press Photo 2017, onde terá oportunidade de estar cara a cara com momentos inéditos da actualidade.

  • Dias:  28 de abril à 21 de Maio.
  • Horário:  terça-feira das 14h às 18h e de quarta-feira a domingo das 10h às 18h.
  • Bilhetes:  3,00 euros, mas para estudantes, quem tem cartão jovem, séniores e portadores de deficiência fica por apenas 1,50 euros.
  • Local:  Museu Nacional de Etnologia, Avenida Ilha da Madeira, Lisboa

Fontes: https://www.worldpressphoto.org/